Suposta profecia de Fidel causa burburinho na web

Ele teria dito que reaproximação só ocorreria com Papa latino

Uma pequena frase atribuída ao ex-presidente de Cuba Fidel Castro tem circulado nos últimos dias em jornais da região e provocado intensos debates na Internet. Em 1973, ele teria dito que a reaproximação entre a ilha e os Estados Unidos só aconteceria quando houvesse um "Papa sul-americano e um presidente negro em Washington".

Segundo alguns jornais da América Latina, Fidel teria feito essa afirmação em uma coletiva de imprensa naquele ano, respondendo a uma pergunta do suposto jornalista britânico Bryan Davies, após retornar de uma viagem ao Vietnã.

Siga o Terra Notícias no Twitter

No entanto, ainda não foi encontrada nenhuma fonte que tenha falado sobre a tal declaração antes do anúncio da retomada das relações diplomáticas entre os dois países, em dezembro de 2014. Além disso, desde o início da reaproximação, circula uma montagem que mostra uma conversa fictícia entre Fidel e Che Guevara.

"Fidel, conseguiremos um dia restabelecer relações diplomáticas com os ianques?", pergunta o guerrilheiro. "Só quando o presidente norte-americano for negro e o Papa, argentino, como você", responde o ex-líder cubano. O diálogo imaginário foi utilizado por diversos jornais satíricos e bastante reproduzido por páginas de humor.

0 Comentários