Cidade de MG vai erguer estátua de Jesus com dinheiro público

Sagrado Coração de Itanhomi será 2 metros menor que Cristo Redentor
Cidade de MG vai erguer estátua de Jesus com dinheiro públicoCidade de MG vai erguer estátua de Jesus com dinheiro público
A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil. Mede 30 metros, sendo mais oito metros do pedestal. Pois a pequena cidade mineira de Itanhomi, a 309 km de Belo Horizonte, fará uma estátua de Jesus com 28 metros de altura.
O monumento foi criado pelo artista plástico Evandro di Caetano e ficará sobre um pedestal de três metros no morro do Cruzeiro, o mais alto da cidade. Com apenas 12 mil habitantes, Itanhomi pretende que o local seja um atrativo turístico e centro de peregrinação. Com um custo estimado de R$ 200 mil, a imagem do Sagrado Coração de Jesus terá um peso estimado de 30 toneladas. Ficará em frente à catedral da cidade, que leva o mesmo nome da estátua.
Montada sobre uma estrutura de ferro, moldada à mão em argamassa. Os braços serão de concreto armado e sua estrutura contempla uma escada interna de 72 degraus, tamanho de um prédio de seis andares. No peitoril da estátua, um mirante para cerca de dez pessoas. A pintura colorida, com um manto branco será com tinta epóxi, mais resistente à deterioração.
Estima-se que a obra demorará seis meses de trabalho, com uma equipe de 20 pessoas envolvidas no projeto.

Dinheiro público

A estrutura do entorno já foi completada, incluindo restaurante, lanchonete, estacionamento e os banheiros. A rua que dá acesso ao local foi toda pavimentada. O consultor jurídico da Prefeitura de Itanhomi Leonardo da Gama Lima, conta que algumas empresas da região vão ajudar no investimento, mas a maior parte será com dinheiro público.
“É difícil, a prefeitura tem seus gastos prioritários. Mas esse ano vamos conseguir o dinheiro necessário com os seis deputados (três estaduais e três federais) votados na cidade, que podem fazer emendas parlamentares”, explica Leonardo
“A prefeitura não vai tirar nada do orçamento. Não dá. Vamos entrar somente com a mão-de-obra”, ressalta. Lembra ainda que o projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores há mais de dez anos, mas somente agora será possível executá-lo.
Para a prefeitura é uma “questão de honra a cidade inaugurar o Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro da cidade, também este ano. Vamos conseguir, sim. Se Deus quiser”, finaliza. Com informações UOL

0 Comentários