Restauradores descobrem algo bizarro em estátua de 300 anos de Jesus Cristo

Estátuas religiosas, especialmente as que possuem séculos de idade, normalmente estão rodeadas por alguns segredos e lendas que só aumentam com o passar o dos anos. Já comentamos aqui no Blog sobre o mistério da estátua egípcia que rodava sozinha, lembram-se? Aliás, enigma que já foi solucionado.
Hoje, trazemos outro exemplo bastante bizarro e extremamente real: a estátua de “Senhor de la Paciencia”, localizada na Igreja de San Bartolo Cuautlapan, no México.  
A estátua do século VIII possui mais de um metro de altura e recentemente passou por um processo de restauração liderado por vários especialistas do Instituto Nacional de Antropologia e História do México. O que eles encontraram nessa réplica de Jesus Cristo é tão inesperado como igualmente chocante. O segredo bizarro dessa escultura de Jesus é que ela possui dentes humanos verdadeiros colocados dentro da boca! Veja uma imagem do raio X realizado na obra:
Ninguém sabe quem colocou os dentes dentro da boca da estátua (não existem registos históricos que mencionem esse fato), porém é muito provável que eles fossem algum tipo de doação de algum fiel. É relativamente comum que os paroquianos doem roupas, cabelos ou perucas para que sejam colocados em esculturas religiosas, principalmente no México.
A estátua do “Senhor de la Paciencia” deve ter passado por algo parecido: algum fiel deve ter doado os dentes como último esforço para se aproximar de Deus – pelo menos, essa é uma das hipóteses. O curioso é que os dentes podem ser vistos por todos que se aproximam do “Senhor de la Paciencia”, já que a boca da estátua está levemente aberta.
Esse não é, aparentemente, o único segredo do “Senhor de la Paciencia”, já que a estátua de centenas de anos reside permanentemente na Igreja de San Bartolo Cuautlapan e sempre está vestida, excepto quando é retirada do local para ser carregada pelas ruas da cidade em dias santos festivos...

0 Comentários