Exemplar raro da Torá é vendido por 2,7 milhões de euros na França

Exemplar raro da Torá é vendido por 2,7 milhões de euros na FrançaUm exemplar do Torá impresso em janeiro 1492 na Bolonha foi leiloado por 2,7 milhões de euros na França durante esta semana.
O leilão foi organizado pela casa de leilões Christie’s que confirmou a venda dizendo que a negociação se tornou um recorde mundial. “Este é um recorde mundial para um livro judaico impresso e um recorde na França para um livro impresso”, disse nota da empresa emitida na quarta-feira.
O livro leiloado se tornou raro por ser o primeiro livro em que foram adicionados os sinais de vocalização e cantilena, elementos essenciais para a leitura e cântico do texto da Torá.
De acordo com a Christie’s nos últimos cem anos apenas dois exemplares dessa rara edição foram leiloados. O primeiro foi em 1970 e era uma Torá impressa em papel vegetal contendo todos os cinco livros do Pentateuco. Já o segundo exemplar foi leiloado e 1998 e tinha apenas oito folhas. O livro leiloado nesta semana está completo e vem escrito em hebraico. Com informações Revista Exame.
Via Gospel prime

0 Comentários