Papa Francisco faz Vigília Pascal na Basílica de São Pedro

Papa Francisco segura vela durante a Vigília Pascal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano; cerimônia marca a ressurreição de Cristo (Foto: Filippo Monteforte/AFP)O Papa Francisco participa neste sábado (19) da Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A missa na véspera da Páscoa marca a celebração oficial da ressurreição de Cristo. Durante a vigílila, o pontífice pediu aos católicos que levem a fé "até os confins da Terra".
Em sua mensagem, o Papa desejou uma Igreja Católica mais próxima das pessoas comuns, mais internacional e menos autocentrada no Vaticano.
Francisco chamou os fiéis a serem "testemunhas" da ressurreição de Cristo, acrescentando: "Esse não é um passo para trás, isso não é uma nostalgia. É retornar ao primeiro amor, receber o fogo que Jesus acendeu no mundo e levar a todos, até os confins da Terra".
Durante a cerimônia deste sábado, Francisco administrou os sacramentos da iniciação cristã (batismo, confirmação e primeira comunhão) a uma dúzia de pessoas de 7 a 58 anos, vindas de toda a Itália e de países como Belarus, Senegal, Líbano, França e Vietnã.
O rito da Vigília Pascal começou no átrio da Basílica de São Pedro, com a bênção do fogo e a preparação do círio pascal, antes da procissão para o altar feita em silêncio na escuridão total da nave. Essa "liturgia da luz" culminou com a canção "Exultet".
Na véspera, o Papa Francisco celebrou os ritos da Sexta-Feira Santa. Primeiro, presidiu a Paixão de Cristo, também na Basílica de São Pedro. Depois, foi ao Coliseu para liderar a Via Crúcis, em que recordou o calvário de Jesus Cristo até sua crucificação e rezou para cerca de 40 mil fiéis, pelas vítimas da crise econômica na Europa, pelas crianças e mulheres maltratadas e abusadas, e pelas vítimas de álcool e drogas.
Ao mesmo tempo, o pontífice presenteou os desabrigados que estavam em volta da estação ferroviária de Termini, em Roma, com um bilhete de 50 euros cada. Na manhã deste sábado, o mesmo presente foi oferecido a 30 mulheres abrigadas no Vaticano pelas Irmãs de Madre Teresa de Calcutá, informou a Rádio Vaticano.
Neste domingo, o Papa celebrará o dia mais sagrado do calendário católico: a missa de Páscoa, na Praça de São Pedro. A cerimônia será seguida da bênção "Urbi et Orbi", feita do balcão central da Basílica de São Pedro, a mesma que ele apareceu pela primeira vez na noite de sua eleição, em março de 2013.
Centenas de milhares de devotos são esperados para participar da missa em Roma, cidade que também se prepara para receber uma multidão de fiéis neste domingo para a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II.
Papa Francisco participa da Vigília Pascal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Papa Francisco participa da Vigília Pascal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano 
Papa Francisco segura vela durante a Vigília Pascal, na Basílica de São Pedro (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Papa Francisco segura vela durante a Vigília Pascal, na Basílica de São Pedro
Na Basílica de São Pedro, fiéis seguram velas durante a Vigília Pascal (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Na Basílica de São Pedro, fiéis seguram velas durante a Vigília Pascal
Na Basílica de São Pedro, religiosos seguram velas durante a Vigília Pascal (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Na Basílica de São Pedro, religiosos seguram velas durante a Vigília Pascal
Fonte G1

0 Comentários