Ubandistas, candomblecistas e evangélicos se unem contra intolerância religiosa

Ubandistas, candomblecistas e evangélicos se unem contra intolerância religiosaVinte e um de janeiro é o Dia Nacional da Liberdade Religiosa. A data é uma homenagem à sacerdotisa do candomblé Gildásia dos Santos. No ano 2000 ela enfartou ao ser acusada de charlatanismo por membros de uma igreja neopentecostal.
Desde então todos os anos a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa organiza no Rio um evento para debater a diversidade religiosa. Pela primeira vez este ano além dos líderes do candomblé e da umbanda, evangélicos participarão do evento Cantando a Gente se Entende, que ocorre nesta sexta-feira (24), a partir das 18h, em frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Grupos musicais de várias religiões se apresentarão e defenderão a liberdade religiosa. Um dos líderes da Comissão, o babalaô Ivanir dos Santos comemora. Ele acredita que os fiéis de todas as religiões diferentes se tornaram mais tolerantes. Mesmo assim, ainda existe perseguição, garante: “Satanizam nossas crianças na escola, demonizam nossa cultura religiosa e popular como o samba e a capoeira e nossos rituais”.
Mesmo assim, Ivanir espera que este ano seja um marco no movimento “O gesto desse pastor é uma semente que tende a crescer porque muitos evangélicos não têm postura preconceituosa”.
Na noite desta terça, sacerdotes de várias religiões participarão de um culto ecumênico no Templo Religião de Deus. Já confirmaram presença candomblecistas, umbandista, evangélicos, espíritas, muçulmanos, budistas, ciganos, praticantes de wicca e seguidores da Fé Bahá’i e hare krishnas. Dom Orani Tempesta, cardeal do Rio foi convidado, mas ainda não confirmou presença.
O pastor Ayo Balogun é de origem nigeriana. Está no Brasil há 12 anos e lidera a Igreja Evangélica Voz de Deus. Para ele ainda é preciso vencer as barreiras do preconceito no Brasil. “As igrejas tem que unir os seres humanos e não deixar de amar pessoas que não praticam a mesma fé que a nossa”. Com informações MSN.

0 Comentários