Imigrantes ilegais suspendem protesto após entrega de carta ao Papa

Um grupo de imigrantes ilegais, alojados num centro de detenção em Roma suspendeu um protesto iniciado há dias depois de o capelão ter garantido que vai entregar uma carta com as suas reivindicações directamente ao Papa Francisco. 

Os imigrantes ilegais contestam as condições em que estão alojados e a perspectiva de serem expulsos do país, e iniciaram uma greve de fome, com alguns a coser a boca e a ameaçar dormir ao relento, apesar do frio. 

O protesto apenas terminou quando o padre Emanuele Giannone, que tinha ido celebrar a missa de Natal no centro, disse aos residentes que levaria uma carta directamente ao Papa. 

Nessa missiva os manifestantes, a maioria dos quais não são cristãos, lamentaram terem vindo “em busca de uma vida melhor”, mas de apenas terem encontrado “as grades de uma cela”. 

Descrevendo-se como “os novos pobres”, os imigrantes ilegais dizem que suspendem o protesto “porque vimos que aceitou ouvir as nossas reivindicações. Decidimos apelar ao Papa porque ele é um grande guia espiritual e sabemos que conseguirá assegurar que somos ouvidos”. 

O Papa tem feito da questão dos imigrantes ilegais uma das causas centrais do seu pontificado. Francisco visitou a ilha de Lampedusa e falou várias vezes das trágicas mortes de centenas de imigrantes que tentam chegar a esse território italiano no Mediterrâneo.

0 Comentários