Setúbal vai ter a primeira igreja ortodoxa de Portugal

A Câmara de Setúbal cedeu um terreno à comunidade ortodoxa russa para que seja construída uma igreja, que será a primeira construída especificamente para a comunidade ortodoxa residente no país.

De acordo com o site da comunidade ortodoxa russa em Portugal, “os equipamentos a construir, com uma área de integração total de 320 metros quadrados, visam o desenvolvimento de actividades de culto, de apoio à família e de âmbito educativo para crianças da comunidade nascidas em Portugal”.

A escritura, assinada pela presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, e pelo pároco da comunidade ortodoxa de Setúbal visa a cedência de um terreno com 782,20 metros quadrados, localizada na zona de Monte Belo.

Em Portugal, existem alguns milhares de fiéis das diferentes igrejas ortodoxas, fruto da vaga de imigração dos países de leste ao longo dos últimos anos. Servidos por clero ortodoxo, estas comunidades costumam celebrar em capelas ou igrejas cedidas pela Igreja Católica.

O único outro espaço de culto em Portugal que foi construído especificamente segundo as normas ortodoxas e para uso desta comunidade é uma pequena capela mandada edificar pela Família Real da Bulgária, quando se encontrava exilada no Estoril, e que hoje se encontra na embaixada daquele país, em Lisboa.

Em Fátima, existe uma igreja construída ao estilo bizantino, mas que é católica e, actualmente, é usada pela comunidade greco-católica local, na sua maioria de origem ucraniana.

0 Comentários