Empresa aérea oferece voo “666 com destino a HEL” nesta sexta-feira 13

Empresa aérea oferece voo “666 com destino a HEL” nesta sexta-feira 13Considerado “provocação” e “piada de mau gosto” por alguns sites, o voo AY666, da companhia aérea finlandesa Finnair foi usado numa ação de marketing. Embora o número da rota exista, o diferencial desta semana é que ele partiu numa sexta-feira 13 com destino a HEL (abreviação da cidade de Helsinque, mas que remete a Hell “inferno”).
A saída foi de Copenhague, na Dinamarca e pousou em Helsinque, na Finlândia cerca de uma hora e meia depois.  O veterano piloto Juha-Pekka Keidasto foi o responsável por conduzir a aeronave. Ele afirmou não ser supersticioso “É apenas uma coincidência para mim. Tem sido uma piada entre os pilotos”, explicou.
O voo AY666 faz diariamente o trajeto Copenhague/Helsinque, mas no ano de 2013 caiu pela segunda vez em uma sexta-feira 13. Lotado, os números relacionados com voo não pareciam preocupar os passageiros. Na maioria dos países, o 13 é visto como um número de azar, tanto que muitas empresas aéreas europeias (inclusive a Finnair) sequer tem o assento como essa numeração. Por outro lado, o número 666 é mencionado na Bíblia com uma associação ao diabo. O termo HEL na passagem também poderia assustar a muitos.
O jornal inglês The Independent entrevistou Ulo Valk, professor de Cultura Comparada, na Universidade de Tartu. “Nem sempre o número 13 é visto pelos povos com um significado sinistro. Há várias menções ao número 12 no Cristianismo, incluindo os 12 apóstolos. É quase um número divino. Adicione mais um e poderá traz em um elemento de caos”, explica.
Mas para os passageiros do voo 666 para HEL a viagem foi tranquila. Algumas fotos postadas nas redes sociais, mostravam seus adesivos de bagagem com mensagens irônicas e slogans, como “Eu sobrevivi ao Voo 666″ e “Cheguei bem no Hel”.
O voo AY666, da Finnair, partirá novamente numa sexta-feira 13 em dezembro. A Bordo do Voo 666 é o título de um documentário e de um livro sobre a banda inglesa de heavy metal Iron Maiden, uma referência à canção de sucesso “The Number of the Beast” que diz “Me sinto atraído pelas hordas demoníacas que cantam. Elas parecem me hipnotizar… Não consigo evitar seus olhos. 666 é o número da besta 666 você e para mim. Eu estou voltando, eu retornarei”. Com informações de ABC News e Independent.

0 Comentários