Católicos carismáticos são comparados com evangélicos pentecostais

Católicos carismáticos são comparados com evangélicos pentecostaisA Renovação Carismática tem atraído cada vez mais fiéis católicos, dos 123,3 milhões de católicos que há no Brasil pelo menos 10 milhões participam dos eventos carismáticos como retiros espirituais e encontros.
Em São Paulo o representante mais conhecido do segmento é padre Marcelo Rossi que lidera a igreja Mãe de Deus, um espaço para 100 mil pessoas que funciona desde o ano passado.
Rossi exemplifica bem este segmento da Igreja Católica que é muito parecido com as igrejas pentecostais e muitos estudiosos acreditam que este pode ser o jeito de recuperar os fiéis perdidos para igrejas protestantes.
“Os grupos carismáticos convocam a Igreja a uma renovação para trazer de volta os fiéis e dar fôlego à instituição através de uma popularização baseada no modelo pentecostal”, disse Magali Cunha, da Faculdade de Teologia e pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo.
Para o chefe do Departamento de Ciências da Religião da Universidade Católica de São Paulo (PUC), Edin Abumansur, a renovação carismática não pode ser resumida a uma estratégia para contenção de fiéis. “É um fenômeno maior, mais amplo, próprio da Igreja Católica”, disse ele à agência de notícias AFP.
Abumansur acredita, por outro lado, que sem esse segmento a igreja teria perdido muito mais fiéis. Desde a década de 1970 os números de fiéis católicos estão caindo, nessa época 91,8% da população brasileira se declarava católica, em 1980 73,6% e hoje 64,6%.
A professora da Metodista vê semelhança nas técnicas usadas pelos pentecostais e pelos carismáticos como os grandes eventos públicos, cerimônias de cura, palavras e músicas que emocionam, bênçãos para emprego e outros.

0 Comentários