O QUE É ALMA E O QUE É ESPÍRITO? ELES EXISTEM?


Possuímos um corpo material. Mas, é só  isso, tudo o que nos define? Ou nosso “eu” é algo mais do que isso?
 No filme Matrix, o personagem interpretado por Keanu Reeves entra em uma realidade virtual. Certamente, mesmo estando em um mundo computadorizado, ele possui consciência de seus atos, ou seja, continua sendo ele.
O filme Garota Veneno mostra uma hilária comédia entre um homem (Jack Black) e uma moça que trocam de corpos. Mesmo assim, cada um continua o mesmo de antes.
Isso faz analisarmos uma simples questão: o que nos define?
Algumas pessoas dizem que somos únicos, mas nos mudamos com o decorrer da vida. Nossa personalidade, habilidades, preferências, decisões nos fazem sermos “nós mesmos”, isto é, ninguém pensa exatamente igual a outra pessoa em todos os aspectos. Mas isso é muito superficial, pois não nos define ainda. Por isso, o nosso “eu” deve ser algo mais. Será?
Aí entra o conceito da alma, que por sinal é muito complexo. Mesmo a definindo, sua existência ainda é questionada. Não possuímos ainda nenhum instrumento que a meça, alguma evidência ou conclusão. Apesar disso, a neurociência é uma área que pode nos fornecer essa resposta futuramente. A princípio, entende-se que somos únicos, e que de alguma forma, nosso “eu” se preserva, mesmo supondo situações extremas como a do filme Matrix. Uma das definições de alma, é que ela é a nossa essência, ou seja, justamente o nosso “eu”, a nossa consciência. Esse conceito reforça a frase de Descartes: “Penso, logo existo”. Desse modo, não é um corpo, uma matéria que nos define, nós já existimos e somos únicos por pensarmos.
Cientificamente falando, alma não existe. O homem é estudado sem referência à uma alma imaterial, já que se existe, não pode ser observada ou medida. Mesmo assim, alguns pesquisadores buscam evidências da existência da alma através de fenômenos como experiências de quase morte, mas ainda estamos longe de chegar uma resposta conclusiva do que é alma e se ela de fato existe.
E o que é espírito? Um conceito muito citado é de que existe uma força não-detectável até então, que nos fazem viver. Desde o nascimento, precisamos dessa força. Essa força é o espírito. Funciona como um rádio movido a eletricidade: o rádio compara-se ao nosso corpo e a eletricidade compara-se com o espírito. Será que, de fato, existe essa força?
Não sabemos. A biologia, a filosofia, a química, a psicologia e a teologia, entre outras áreas, podem nos ajudar a resolver essas questões. Porém, ainda é um mistério sabermos se existe alma e espírito e o que eles são.
E você leitor, acredita que alma e espírito existem? Não deixe de comentar!

0 Comentários