“Jesus sem teto” é rejeitado por igrejas



O escultor canadense Timothy Schmalz está tendo problemas com sua mais recente criação, “Jesus, o sem-teto”; Trata-se de uma escultura em bronze representando o salvador coberto por um cobertor em um banco de praça em tamanho real. Apenas os pés são visíveis, e as feridas dos cravos revelam de quem se trata.
“Se Jesus estivesse andando pelas nossas ruas hoje”, disse Schmalz, “acho que ele gostaria mesmo de ser representado como um dos mais marginalizados. Isso é o que ele disse no Evangelho”.
Jesus exortou seus seguidores a vestir os que estavam nus, alimentar os famintos e visitar os encarcerados. Disse ainda no livro de Mateus, que “o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”
“Queria traduzir visualmente um dos aspectos mais poderosos do Evangelho”, explica o artista. ”É um sermão visual.” Mas Schmalz está frustrado com a recepção que sua obra recebeu quando a ofereceu a duas importantes igrejas católicas da América do Norte. Católico praticante, o artista procurou a Catedral de São Miguel, em Toronto,  e a Catedral de Saint Patrick, em Nova York.
O padre da Saint Patrick amou a obra de arte e disse que gostaria de colocá-lo na entrada da Catedral: “Todo mundo iria ver essa mensagem”, comemorou Schmalz, já que a Saint Patrick é um dos cartões postais da cidade que mais recebe turistas no mundo. Mas ao consultar a Arquidiocese, o padre ligou para ele dizendo que não poderia aceitar. Algo similar aconteceu na Catedral de Toronto.
“A rejeição significa que eles ‘lideres católicos’ têm um problema com os pobres. É simplesmente absurdo como algumas pessoas chegam a essas conclusões.”
Ele disse que a escultura encontrou um lar no Regis College, uma escola jesuíta de teologia em Toronto. Mas sua visibilidade ali será pequena. Porém, Schmalz anunciou que fará réplicas exatas da escultura, e está buscando investidores que cubram o custo de até 50 mil reais por peça.
RNS-HOMELESS-JESUS
“Por ser um escultor cristão, quero usar a analogia para pregar. Se você tem um ótimo local para a sua escultura, é como pregar para um grande público. Se você tiver um local ruim, é como pregar em um armário.”, explica. A obra de arte tem cerca de dois metros e meio de comprimento, com espaço para uma pessoa sentar perto dos pés da figura de Jesus. “Acho que é um lugar que deixa muita gente desconfortável”, finaliza Schmalz. Com informações Religion News.

0 Comentários