Lóbi homossexual no Vaticano poderá ter levado Bento XVI a resignar, diz jornal italiano

O jornal italiano La Repubblica divulgou hoje que um alegado relatório sobre um «lóbi homossexual» dentro do Vaticano poderá ter levado à resignação de Bento XVI, apontando o que descreve como lutas de poder e desvios de dinheiro.

Bento XVI
Segundo o jornal, o suposto lóbi, que terá alegadamente chantageado membros da mais alta hierarquia da Igreja, foi exposto após uma investigação «ultrassecreta» conduzida por três cardeais aposentados, informações que o Vaticano não confirmou.
O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, reputou de «fantasiosos e falsos» diversos aspetos do artigo do diário italiano, frisando que não haveria «nem desmentidos, nem comentários, nem confirmações» sobre as «afirmações e opiniões» veiculadas pela imprensa, numa altura em que se aproxima a data da resignação do papa Bento XVI.
Lombardi frisou, no entanto, que o papa não abdica por estar «deprimido» ou por quaisquer motivos psicológicos, mas por sentir que lhe faltam as forças.
O artigo, de tom sensacionalista, intitula-se "Sexo e carreira, chantagens no Vaticano estão por trás da resignação de Bento XVI" e estabelece uma ligação direta entre o relatório dos cardeais Julian Herranz, Joef Tomko e Salvatore de Giorgi e a decisão do papa.
Segundo o jornal, o espanhol Herranz revelou ao papa a 09 de outubro passado que existia uma «rede transversal unida pela orientação sexual» e que, «pela primeira vez, a palavra homossexualidade foi pronunciada» nos aposentos de Bento XVI

Fontes TSF

0 Comentários