Superstições e Símbolos - 1ª Parte



"O mundo é grande e, muitas vezes, assustador. Supõe-se que  as superstições deverão torna-lo mais seguro, trazer boa sorte ou menos sorte. Será que isso é real??"


Medo dos Números

Jantar desventurado
A primeira e talvez e mais bem conhecida das superstições do «13» é que não dá sorte ter 13 pessoas sentadas à mesma mesa. Se isso acontecer, uma delas morrerá no prazo de um ano. Será preciso encontrar outro convidado, ou como último recurso, um brinquedo macio para o 14º lugar. Ninguém sabe onde começou esta ideia. A explicação habitual é que estavam 13 pessoas sentadas na Última Ceia, depois da qual Judas, à traição, entregou Jesus àqueles que o crucificaram. Porém, Jesus e os seus 12 discípulos reuniram-se em muitas outras ocasiões e, além disso, a superstição só surgiu depois do século XIX, quase 2000 anos mais tarde.
 
Apollo 13
O número 13 sobressaiu de forma notável na terceira tentativa da NASA em fazer descer homens na Lua. A nave espacial Apollo 13 foi lançada às 13:13 no dia 11 de Abril de 1970. A explosão no reservatório de oxigénio, que comprometeu a missão, ocorreu no dia 13 de Abril. Apesar disso, a Apollo 13 conseguiu regressar em segurança à Terra com os seus três tripulantes – e, portanto, o 13 não foi assim tão azarado.



Quatro Fatal
Na China, no Japão, na Coreia e na Formosa, o 4 é um número tabu, mas a razão disso é simples – a pronúncia da palavra «quatro» nas línguas locais é muito semelhante à da palavra «morte». Nestes países, as matrículas dos carros não são emitidas com um 4 na sequência e os números das portas das casas saltam do 3 para o 5. O mesmo acontece noutros países com grandes populações de chineses, tal como na cidade de Toronto, no Canadá. 



Para além do 12
Diz-se que o número 12 é completo, inteiro e perfeito. Existem 12 signos no Zodíaco, 12 meses do ano. 12 horas durante o dia e outras 12 durante a noite, existiram 12 tribos de Israel e eram 12 os discípulos de Jesus, 12 deuses na mitologia nórdica e 12 deuses gregos no monte Olimpo. Talvez o 13 levante suspeitas e crie terror, porque vai para além do perfeito 12, para território desconhecido e, possivelmente, perigoso. Na Indonésia, por outro lado, o 12 é um número de azar na Itália, o 17 é o número de azar, e na China o 13 é positivamente um número de sorte, porque o som do deu nome é muito semelhante à expressão «ter êxito».



Sexta-Feira 13
A sexta-feira era o dia das execuções na antiga Roma – o dia em que Jesus de Nazaré foi crucificado. Também era o dia do Enforcado na Grã-Bretanha medieval. Talvez seja por esta razão que sexta-feira era considerada um dia especialmente mau. O sexto dia (Friday, em inglês) teve origem no nome nórdico Freya, ou Frigga, a deusa da fertilidade, cuja quadriga era muitas vezes puxada por gatos pretos. O cristianismo sugeria que ela era uma bruxa. Este facto poderá ter aumentado o medo da sexta-feira embora, para muitos, seja considerado um dia santo. É à sexta-feira que os muçulmanos vão à mesquita e o Sabat dos judeus começa à sexta-feira.


Fontes: "Enciclopédia do Inexplicável".

A Potencia das Cores


É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.
Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.
É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.
Vejamos alguns exemplos de cores e sua simbologia:

O Preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O Branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.

O cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril.

O Verde-claro significa contentamento e protecção.

O Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.

O Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

O Azul-escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

O Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.

O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.

O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

O Salmão está associado à felicidade e à harmonia.

O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.
 


O significado do Sal 

O sal está presente em rituais religiosos de diversas épocas e civilizações.
Foi usado por gregos, romanos, asiáticos e árabes.
Nas crenças populares, ele é um ingrediente obrigatório para afastar energias negativas e mau-olhado.

Jesus disse: "Sois o sal da terra. Ora, se o sal se decompor, com que se salgará?". A frase foi registrada pelo apóstolo Mateus no Novo Testamento e revela o duplo significado do sal: conservar a união com Deus e dar gosta à vida.

Existem registros do uso do sal datados de 5 mil anos atrás. O sal foi usado na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas. Nas civilizações mais antigas, contudo, apenas as populações costeiras tinham acesso a ele. Ainda assim, existiam períodos de escassez ocasionados por condições climáticas e por períodos de elevação do nível do mar.

Foi apenas na Idade Média que a tecnologia de mineração começou a se desenvolver. Escasso e precioso, o sal era vendido a peso de ouro. Em diversas ocasiões, foi usado como dinheiro. Entre os exemplos históricos mais conhecidos figura o costume romano de pagar com sal parte da remuneração dos soldados, o que deu origem à palavra salário (do latim "salariu").

Por ser tão valioso, o sal foi alvo de muitas disputas. Roma e Cartago entraram em guerra em 250 a.C. pelo domínio da produção e da distribuição do sal no Mar Adriático e no Mediterrâneo. E após vencer os cartagineses, o exército romano salgou as terras do inimigo, para que se tornassem estéreis.

Cerca de 110 a.C., o Imperador chinês Han Wu Di iniciou o monopólio do comércio de sal no país, transformando a "pirataria de sal" em crime sujeito à pena de morte. O monopólio e o peso dos impostos sobre o sal foram estopim de grandes rebeliões. Na França, a elevação de uma taxa criada em 1340, chamada "gabelle", ajudou a desencadear a Revolução, em 1789. Séculos depois, na Índia, as taxas abusivas cobradas pelos ingleses encorajaram o movimento da desobediência civil, liderado por Ghandi, na década de 1930.
O sal está presente em rituais religiosos de diversas épocas e civilizações. Foi usado por gregos, romanos, asiáticos e árabes. Nas crenças populares, ele é um ingrediente obrigatório para afastar energias negativas e mau-olhado. Em várias culturas, acredita-se que o sal tem o poder de afastar espíritos densos e as energias negativas. Por essa razão, era oferecido aos deuses para afastar os demônios e muitos sacerdotes utilizavam-no nos rituais e nas cerimônias mágicas.

Os árabes citam recomendações de Maomé para: "começar pelo sal e terminar com o sal; porque o sal cura numerosos males". Também é considerado símbolo da incorruptibilidade - pois é a marca da eternidade e da pureza, porque jamais apodrece ou se corrompe; e da lealdade - como pode ser visto na Bíblia, o termo "aliança de sal" designa uma relação com Deus que não pode ser rompida.

argamente utilizado pelos esotéricos, o sal é recomendado para a limpeza da aura, ou seja, o campo de luz que envolve o corpo humano. Quando a aura está saturada, o sal é o único composto que a recompõe rapidamente. Segundo o esoterismo, o banho de água e sal é excelente para expandir a aura. Mas, para isso, deve seguir algumas regras:

Primeiramente, deve-se tomar o banho normalmente, deixando ao lado um recipiente com água morna e sal grosso. Após o banho normal, despeja-se essa água com sal do pescoço para baixo, segurando o recipiente com ambas as mãos. O conhecimento esotérico indica que não se deve jogar na cabeça. Também não há necessidade de esfregar a água e o sal, já que o banho não atua no corpo físico, mas sim no corpo astral. Basta simplesmente jogar a água com sal sobre o seu corpo. Depois, não é indicado enxugar-se com movimentos de expulsão, ou seja, de baixo para cima ou para os lados, o correto é apenas deixar a toalha absorver a água.

Uma curiosidade a respeito do banho com sal grosso é que, dizem as tradições, ele deve sempre ser tomado nas segundas, nas quartas e, de preferência, nas sextas-feiras. Além disso, deve-se evitar os dias ímpares.
  
Um cristal

Segundo a explicação de especialistas em radiestesia, o sal é um cristal e, por isso, emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pela radiestesia (técnica que utiliza pêndulos para identificar e alterar os campos vibratórios). Experiências mostraram que ao colocar-se o pêndulo sobre um monte de sal, é possível detectar o mesmo comprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.

A sabedoria popular vai pela mesma linha: como as energias densas costumam se concentrar nos cantos dos ambientes, costuma-se colocar um copo de água com sal grosso em pelo menos dois cantos. Quando se formarem bolhas, é hora de trocar a salmoura por outra.

O mesmo efeito purificador explica o famoso banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em uma salmoura morna): ambos têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo.

Nas tradições

No candomblé, religião trazida para o Brasil pelos escravos africanos, o sal tem importância fundamental. Na tradição africana, quando uma pessoa muda, deve entrar na nova casa levando primeiramente um copo de água e outro de sal.

Já na tradição judaica, quem muda de casa é presenteado com pão (para que nunca falte alimento) e com sal (símbolo da união indestrutível). No Oriente Médio acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas formam um vínculo. Por isso, é costume usar sal para selar um contrato ou acordo.

Existe uma superstição que indica que derrubar sal na mesa é sinal de mau agouro. Em sua obra "Dicionário do Folclore Brasileiro", Luís da Câmara Cascudo cita que Leonardo da Vinci, ao pintar o famoso quadro "A Santa Ceia", colocou o saleiro entornado diante de Judas.

"O sal é uma substância que sempre originou muitas superstições. Tradicionalmente, o sal traz prosperidade e, por essa razão nalgumas culturas é oferecido às pessoas no Ano Novo ou quando se mudam para uma nova casa. Também traz fertilidade e é oferecido às noivas nos seus casamentos.

Mas acima de tudo, o sal dá protecção. Depois de se saber que o sal pode preservar os corpos dos mortos e proteger os alimentos da decomposição, é um pequeno passo até acreditar que também salvaguarda do mal.

O sal é considerado uma defesa contra a bruxaria e contra maldições provocadas pelo mau-olhado.

Entornar sal parece ser um sinal de muito azar. Algumas pessoas dizem-no, porque o sal é valioso e não deve ser desperdiçado. Outras dizem que o sal entornado desperta os demónios - o antídoto é atirar uma pitada sobre o ombro esquerdo (em baixo) para banir os espíritos maus , que, segundo as crenças, tendem a juntar-se ali."




0 Comentários