Assombramentos - 1ª Parte






"Pela sua natureza, é difícil definir os assombramentos. Pouco se sabe, excepto que há diferentes tipos. A «memória de lugar» é a repetição de um acontecimento anterior, enquanto o «lapso de tempo» leva o observador inesperadamente ao passado.

Os poltergeits atiram coisas, fazem barulho e criam o caos.
Depois, existem os outros - os mais assustadores -, os espíritos inquietos. Provocam sombras e aparições, atmosferas bizarras e ruídos estranhos" . Estes são os verdadeiramente Mistérios Inexplicáveis.

Casas assombradas

Casa assombrada ou Casa mal-assombrada é o nome dado a uma casa onde supostamente acontecem eventos insólitos sem que se encontre uma causa física para os mesmos. Tais eventos podem ir desde ruídos ou movimentação de objetos até alegadas aparições de vultos mais ou menos distintos aos quais se chama de assombrações ou fantasmas.



As 13 Casas assombradas mais assustadoras da América

Todos os anos a revista Hauntworld faz uma lista com as 13 melhores casas assombradas da América. A lista é esperada com ansiedade pelos fãs do horror, pois o gosto por casas assombradas nos Estados Unidos é tão grande que existem empresas especializadas em um “tours do Terror”, com visitas de autocarro aos lugares mais assustadores.

 A demanda pela visitação destes locais assombrados aumenta com a proximidade do Halloween. A lista divulgada pela revista cita apenas casas que possuem atrações, shows de terror e casas abertas a visita com atores e efeitos especiais. Veja abaixo as 13 melhores casas assombradas da América ( alguns nomes estão traduzidos e outros não) ...

13 - Pesadelo na Casa Assombrada - www.nightmareonthebayou.com
12 - A 13th Floor Haunted House -  www.13thfloorsanantonio.com
11 - Schoolhouse Dent Haunted - www.frightsite.com
10 - Asilo Assombrado e 13th Floor Haunted House - www.getscared.com
09 - Erebus Haunted House - www.hauntedpontiac.com

08 - Casa assombradas do Tormento - www.thehouseoftorment.com
07 - 13 º andar Haunted House - www.13thflooraz.com
06 - Cutting Edge Haunted House - www.cuttingedgehauntedhouse.com

05 - Netherworld Haunted House - www.fearworld.com
04 - O cavaleiro sem cabeça e suas casas assombradas em Ulster Park, - www.headlesshorseman.com
03 – Portão 13 – Casa Assombrada em Baton Rouge - www.13thgate.com



02 – A Casa Assombrada das Trevas - www.Scarefest.com
01 – Bates Motel e Asilo Pennhurst Localizado na Pensilvânia

O Bates Motel é assombrado por várias razões: a casa está localizada nos fundos de uma floresta que possui 200 anos de idade, abundante em vegetação e com trilhas escuras, mesmo durante a lua cheia. Para conhecer melhor esta atração visita o site www.TheBatesMotel.com

O Asilo Pennhurst é dos locais mais assustadores do mundo, ele está localizado em um lugar que possui 100 anos de idade, um instituto mental abandonado. O asilo tem sido investigado por caçadores de fantasmas profissionais e equipas de televisão. Para maiores informações consulte o site www.PennhurstAsylum.com
 * As duas propriedades são operados pela mesma empresas e estão próximos um do outro.

Segundo a publicação, a os negócios do horror estão crescendo nos Estados Unidos, atingindo lucros que ninguém poderia prever a décadas atrás. É um sector que tem evoluído a partir de versões realistas que atraem visitantes e lembram os sucessos de terror de Hollywood.




Disse asneiraPoltergeist não é fantasma.


Cena do filme "Poltergeist", de Steven Spielberg

Muita gente acha que é tudo algum tipo de fraude ou encenação. Acredito que o grande defeito do documentário seja exatamente a falta de mais especialistas (sérios) comentando os vídeos. Por que algumas das gravações  e fotos apresentadas realmente intrigam, se forem genuínas. Mas vivendo na época em que vivemos, com todo o acesso facilitado a tecnologias e técnicas de manipulação de imagens, entre outras coisas, como separar o joio do trigo?
Enfim. Os produtores do documentário deixam para o telespectador a decisão de acreditar ou não nos depoimentos e vídeos apresentados. Só advirto que as opiniões mostradas ali são um tanto tendenciosas.Poltergeist, por exemplo, é um fenômeno real, porém afirmar que sejam “espíritos” ou “fantasmas” é apenas uma questão de interpretação. É uma teoria, mais difundida pelos adeptos do Espiritismo.
Sobre o fenômeno Poltergeist, a Enciclopédia do Sobrenatural , editada por Richard Cavendish, com colaborações de outros estudiosos do assunto, como J.B. Rhine (o “pai” da Parapsicologia científica), possui um verbete bem completo sobre o tema. Transcrevo abaixo algumas das informações reunidas ali:
SorrisoA palavra poltergeist é alemã e significa espírito (Geist) ruidoso ou chocalhante (poltern). Alguns dos primeiros casos registrados são de fato alemães. Por exemplo, em 858, perto da cidade de Bingen sobre o Reno, comunicaram-se quedas de pedras, ruídos altos e pancadas. Acreditava-se que os fenômenos eram causados por espíritos. Qualquer que fosse a causa, era imune ao exorcismo. Sabe-se de outro caso, em 1184, na residência de um certo William Nott, no País de Gales, quando mais uma vez se julgou que os espíritos estavam à solta, atirando torrões de terra e rasgando roupas. Em 1962, Richard Chambelain, Secretário da então Província de New Hampshire, examinou uma série de inexplicáveis quedas de pedras atribuídas a um “diabo apedrejador”.
As perturbações do poltergeist ocorrem normalmente na vizinhança de uma determinada pessoa, muitas vezes um menino ou menina na puberdade ou na adolescência. Em geral, esses fenômenos são distinguidos do outro grupo de distúrbios inexplicáveis que se chamam assombrações. Afinal, a palavra assombração (haunt, em inglês) deriva da mesma raiz de “casa” (home, em inglês), e refere-se à crença em que o espírito de uma pessoa morta permaneceu em seu habitat terrestre, ou a ele retornou. Em geral, as assombrações não parecem depender de qualquer pessoa viva em particular, mas relacionam-se com uma localização especial, como uma “casa mal-assombrada”. Há outras diferenças. Nos incidentes de poltergeist, predominam as perturbações físicas, enquanto as experiências alucinatórias são comuns aos casos de assombração. Essas experiências, que podem incluir a visão de “fantasmas” e o ouvir passos, são alucinatórias na medida em que geralmente só algumas pessoas as têm, e outras não.
Nos casos de poltergeist, há muitas vezes movimentos diários e destruição de pratos, quinquilharias, móveis e outros artigos domésticos movíveis, ao passo que tais incidentes são mais raros e menos frequentes no típico caso de assombração, se é que ocorrem. Contudo, as assombrações tendem a durar mais tempo. Não é incomum saber de uma casa que tem sido assombrada há vários anos. Por outro lado, as perturbações do poltergeist são em geral de duração muito mais curta, raras vezes mais que uns dois meses, e muitas vezes menos.
Sobre a opinião dos parapsicólogos a respeito do que provoca o poltergeist:
Pelo fato de os incidentes de poltergeist normalmente ocorrerem na estreita proximidade de uma pessoa viva, os parapsicólogos tendem a vê-los como manifestações de psicocinese, ou PK (ação da mente sobre a matéria). E por serem recorrentes e surgirem inesperada e espontaneamente, são comumente chamados de casos de “psicocinese recorrente espontânea”, ou RSPK (das iniciais dessas palavras em inglês). Parecem ser casos inconscientes de PK, pois a pessoa que parece provocá-los em geral não sabe de seu envolvimento. Algumas pessoas continuam convencidas de que os fenômenos de RSPK se devem à ação de uma entidade desmaterializada, como o espírito de alguém morto, ou de um “demônio” que se grudou numa pessoa viva e causa os incidentes por PK. Contudo, como não existe nenhuma prova desses espíritos além dos próprios fenômenos, a maioria dos parapsicólogos é de opinião que os fenômenos de poltergeist são exemplos de PK inconsciente, exercida pela pessoa em torno da qual eles ocorrem.
Abaixo, listo e descrevo resumidamente os casos que foram tratados neste especial,  e alguns dos especialistas que foram chamados para comentá-los. Lembrando que as descrições podem conter spoilers… Piscadela

1 – O poltergeist de San Pedro, Califórnia.
O líquido que gotejava das paredes da casa de Jackie, que depois se verificou ser sangue humano.
SurpresaO líquido que gotejava das paredes da casa de Jackie, que depois se verificou ser plasma de sangue humano.
É um dos casos mais conhecidos de poltergeist já registrados nos EUA. Ocorrido em 1989, na casa de Jackie Hernandez (o número 593, na West 11th Street), foi pesquisado pelo parapsicólogo Dr. Barry Taff. As filmagens foram feitas pelo cameraman Barry Conrad. Jeff Wheatcraft, que também fazia parte da equipe de investigação, foi inclusive vítima de um suposto ataque por parte do poltergeist.
Jackie, segundo o Dr. Taff, é a típica vítima desse tipo de fenômeno. Sofria de severas pressões psicológicas, havia sido abusada por homens, tinha um estilo de vida violento, além de sofrer de angústia e depressão. Como a maioria das vítimas de poltergeist, Jackie vivia num ambiente doentio, o que possibilita o argumento de que o ambiente era fértil para o tipo de energia psicocinética violenta experienciado lá.
poltergeist na casa de Jackie tinha ela como alvo. Dos eventos estranhos relatados por ela (e depois confirmados por outras testemunhas, incluindo o parapsicólogo supracitado) inclui-se: o avistamento de três aparições, um líquido que continuamente gotejava das paredes da casa (e que depois de análises realizadas por um laboratório forense da UCLA, revelou-se ser plasma de sangue humano, com altos índices de iodo e cobre), a televisão se ligava sozinha, alguns equipamentos não funcionavam direito, objetos eram atirados contra ela, além de estranhos barulhos no sótão, que de tão altos, eram possíveis de ser ouvidos por todos que estavam na casa.
Barry Taff é um parapsicólogo, que possui doutorado em Psicofisiologia e que trabalhou como pesquisador associado no antigo laboratório de parapsicologia da UCLA de 1969 até 1978. Durante sua carreira de 36 anos, ele investigou mais de 4.000 casos de fantasmas, poltergeists e assombrações. É mais conhecido por ter sido o pesquisador do caso que ficou mundialmente famoso por ter sido adaptado para o cinema, o filme que foi entitulado “The Entity “, é de 1981 e no Brasil teve o título traduzido para “O Enigma do Mal “. É um filme que já cansei de ver na Sessão da Tarde… É óptimo e assustador. Para variar, parece que uma possível refilmagem saiu em 2010…
2 – O poltergeist de Ohio
Em 11 de maio de 1993, cansados de se incomodarem com os estranhos barulhos e movimentações misteriosas de objetos pela casa, uma família decide ligar uma filmadora durante uma noite inteira, apontada para a sala de jantar, e tentar descobrir a origem de toda essa perturbação. O que eles filmam, está muito além do que poderiam imaginar.
O pesquisador paranormal que investigou o caso se chama John Orborne. Segundo ele, mesmo após ter assistido ao vídeo inúmeras vezes, não conseguiu encontrar evidências de fraude.
3 – O poltergeist da casa em reforma
Um homem decide reformar sua casa. Porém, todos os dias os pedreiros reclamam que suas ferramentas foram mexidas, que objetos eram mudados de lugar e que o trabalho que faziam era estragado durante a noite, e que tinham que ficar refazendo os reparos. O proprietário decide colocar uma câmera escondida na casa, numa tentativa de filmar os vândalos, e assim descobrir suas identidades. Mas, o autor das perturbações, como captado pela filmadora, está longe de poder ser considerado um vândalo comum…
O pesquisador do caso também foi John Osborne.

4 – O poltergeist de Connecticut

Ed e Lorraine Warren
Uma família é atormentada por meses por algo que acreditam ser um poltergeist. A “investigação” do caso é feita pelos “demonologistas profissionais”, o casal Ed e Lorraine Warren. Os dois são muito famosos no meio “paranormal” porque estão presentes em vários casos de assombração ou poltergeist famosos, como o “Horror em Amityville”. Arroz de festa mesmo, os dois estão em todas… Nem preciso dizer que a opinião deles é altamente parcial, certo? Para eles, esses fenômenos são causados por demônios ou espíritos ruins. Se já não bastasse pensarem e, em alguns momentos, se vestirem de maneira medieval, eles ainda “combatem” as tais entidades que encontram também com práticas medievais:  “exorcismos” e “provocações religiosas” (assistiu “O Exorcista”? é mais ou menos daquele jeito…). Apesar disso, sempre estão presentes em programas de TV (como a série “Assombrações” do Discovery Channel) e são assunto de inúmeros livros e artigos. No caso em questão, apresentado neste documentário, os Warren dizem ter filmado as evidências mais contundentes já filmadas de manifestações paranormais hostis. Ali, nós vemos móveis se mexendo e “espíritos” se comunicando com Ed. As imagens são interessantes. As conclusões deles, não tanto.Disse asneira



As Faces de Belmez

Um rosto de uma mulher no chão de cimento, em 1992.

As Faces de Bélmez, é um suposto fenómeno paranormal, que aconteceu na Espanha, numa casa particular, na cidade de Bélmez (Bélmez de la Moraleda), em 1971, onde os residentes afirmaram que apareciam rostos no piso de concreto na casa. As imagens desde então, apareciam e desapareciam nessa altura.
Para os parapsicólogos, este fenómeno, é considerado o melhor-documentado sobre o género e "sem dúvida, o mais importante fenómeno paranormal do século XX”.
Alguns residentes de Bélmez acreditam mesmo que este fenómeno não foi criado por “mãos humanas”, porém, alguns pesquisadores consideravam a hipótese de ser um fenómeno de fotografia espírita, causado inconscientemente pela própria dona da casa, María Gómez Cámara.
Para os pesquisadores céticos, este evento não passa de uma mera falseabilidade. Desde que as faces de Bélmez foram afixadas na casa, no cal de cimento, os cientistas foram capazes de analisar as alterações moleculares, que teve lugar em tal massa de concreto. Céticos têm realizado extensas análises sobre os rostos, para demonstrar a falseabilidade que foi envolvido este fenómeno

História


A história da cidade Bélmez, foi marcada para sempre em 23 de agosto de 1971. No número 5, na Rua Real, de Dona María Rodríguez Acosta, espantados, descobriram uma "esfinge" na lareira de sua cozinha. Com medo e gritando, ela avisou a todos os seus vizinhos, que se deparou como um cara estranha, que tinha claramente aparecido no chão.

Durante semanas, ela tentou apagar com água sanitária, mas ela não conseguiu. Tentaram também, fazer escavações sobre as faces, porém estas continuavam a surgir em outros compartimentos da casa, seis dias depois.

A dona da casa, Maria Gomez Camara, com 85 anos, faleceu em Novembro de 2004, e desde então, e até agora, infinidades de rostos e imagens têm aparecido.





Fantasmas

Fantasmas são uma suposta aparição dos mortos. Um fantasma é suposto ser o espírito ou alma de uma pessoa que permanece na Terra depois de seu falecimento. Como uma impressão digital ou memoria acásica deixada por indíviduos com mortes nada naturais, estes são os mais propícios a aparições fantasmagóricas...SurpresaCada cultura no mundo contém histórias sobre fantasmas, mas as crenças divergem substancialmente de acordo com o período e local, muitas vezes discordando sobre o que são fantasmas e se realmente eles existem. Segundo a Enciclopédia do Sobrenatural, editado por Richard Cavendish, o termo "Fantasma" normalmente se refere a "aparência imaterial" de uma figura humana que, se identificável, é de alguém falecido.
O termo "aparição", como fantasma, é usado popularmente por séculos, mas nunca com um sentido específico estritamente definido. Por isso, não é um termo que possa ser definido clara e precisamente. As aparições não são vistas por todo mundo.
Só alguns indivíduos, de vez em quando, comunicam uma experiência dessas.(Muito Raro)Disse asneira
Em geral, ocorre quando a pessoa está só, embora há casos em que mais de uma parecem ter tido a mesma impressão ao mesmo tempo tenham sido comunicados com frequência suficiente para exigir uma explicação. Geralmente, a experiência com aparições ou fantasmas é transitória e não há muita probabilidade de que se repita. Consequentemente, a ocorrência não é verificável com facilidade, e a sua comunicação corre o risco de provocar cepticismo ou descrença na maioria dos ouvintes.

Leia e veja os casos de aparição de Fantasmas Piscadela 

O fantasma de Lady Dorothy
É provavelmente a mais famosa foto de fenómeno psíquico de todos os tempos. Raynham Hall, Castelo da Grã-Bretanha tinha uma lendária reputação de ser assombrado pelo fantasma de Lady Dorothy Townshend, uma mulher que morreu aqui em 1726. O fantasma foi visto, ao longo do tempo, por dezenas de testemunhas. Em 1936, um repórter e um fotógrafo da revista Life País foram enviados para cá para fazer uma reportagem sobre o castelo. Enquanto eles estavam no prédio, deram cara a cara com o fantasma. O fotógrafo teve presença de espírito e ainda conseguiu fotografar antes que desaparecesse.

Lady Dorothy Townshend Morreu jovem, com menos de 30 anos, foi enterrada por seu marido em 1726, mas as as lendas dizem que ela foi morta não por uma doença e, de facto, não teria ocorrido. O senhor Charles II tinha ouvido infidelidade de sua esposa e teria a trancada a chaves no castelo, onde ela nunca mais saiu. Desde então, o fantasma ainda é visto, ocasionalmente. 


Fantasmas de no campo de Batalha

Em Gettysburg foi travada a maior batalha da Guerra Civil Americana. Os exércitos inimigos do Norte e do Sul, com um contingente de 150 mil homens, enfrentaram-se durante os dias 1, 2 e 3 de julho de 1863 e sofreram 53 mil baixas, um pouco menos do que a quantidade de soldados americanos mortos na Guerra do Vietnã.
A batalha de Gettysburg foi vencida pelas tropas do Norte e inverteu o rumo da Guerra Civil, até então totalmente favorável aos rebeldes do Sul. 
Depois de Gettysburg, o Sul nunca mais foi o mesmo. Lutou ainda por mais dois anos até a rendição, em abril de 1865.
O sacrifício dos 53 mil soldados que caíram naquele campo de batalha foi reconhecido e homenageado pelo Presidente Abraham Lincoln, em novembro de 1863, quando fez um discurso histórico na inauguração do cemitério militar da cidade.
Tudo isso fez a fama de Gettysburg. As crianças americanas aprendem na escola o discurso de Lincoln em Gettysburg.
Quando o último soldado da Guerra Civil morreu, em 1956, Gettysburg já estava coberta de monumentos levantados pelos veteranos que lá combateram, seja para lembrar um episódio, um grupo de colegas ou um general.
Gettysburg é hoje um Parque Nacional. Diariamente, ônibus escolares chegam à cidade com estudantes que disputam as atrações com centenas de turistas e historiadores.
O Parque Nacional de Gettysburg é um lugar lindo. Cheio de cores, de flores, de pássaros, esquilos, etc. Cheio de paz. Pode-se percorrer os locais da batalha de carro ou a pé. Em horas ou em dias.
Quem vai a Gettysburg deve conhecer e gostar de história. Pode estudar antes ou aprender lá. Guias treinados estão no Visitor Center exatamente para isso.
Mas existem histórias em Gettysburg que não estão nos livros de História. O que dizer da visão de um oficial de cavalaria com uniforme completo do Norte que passa calmamente com seu cavalo em frente a um grupo de visitantes e, ao chegar do outro lado da estrada, desaparece?
Ou de um grupo de “reenactors”, que, no meio de uma passagem no bosque encontra três soldados que lhes entregam uma caixa de munição datada de 1863, nunca utilizada e novinha e depois desaparecem na neblina?
E aquela exibição precisa de marcha e ordem unida militar que um grupo de diplomatas viu do alto da colina na planície logo abaixo ... em um dia em que nenhum grupo de “reenactors” estava no parque?
E o soldado ferido que pede água a um visitante que estava no parque quando já anoitecia? E o ruído da tropa marchando de madrugada em frente à janela de um hotel com vista para o campo de batalha?
E os gritos de feridos no subsolo do Gettysburg College ocupado durante a batalha e semanas depois como um hospital de campanha?
Uma explicação para esses eventos sobrenaturais pode estar no fato de tantos e tantos jovens terem tido uma morte súbita e violenta.
Pode ser que suas almas não tenham descansado, continuando a vagar nos lugares em que viveram seus últimos dias.
Para quem gosta desse tipo de história e emoção, a cidade oferece diariamente os Ghost Tours. Caminhadas com guias especializados para ouvir relatos nos locais onde dizem ter acontecido repetidas vezes.
Gettysburg à noite se transforma. Nas janelas das casas da época aparecem velas acesas. Segundo a tradição, isso significa que naquele lar se espera a volta de um alguém muito querido que foi para a guerra. E ainda está no túnel do tempo.
Corpos estendidos no campo após a Batalha de Gettysburg.
Esta fotografia foi tirada por Chris Payne de Woodbridge, New Jersey, no campo de batalha de Gettysburg em 1988.

A
câmara utilizada foi uma 110 Instamatic. Perto das rodas do canhão, do 
lado esquerdo pode ser claramente visto uma estranha névoa branca 
azulada a avançar para Terry Payne. Nenhuma outra imagem tinha exibido 
algo similar.
Uma análise mais atenta parece indicar uma cara dentro do nevoeiro. Esta névoa não foi visível a olho nu.

Soldado da Guerra Civil de 1863 


Numa
visita de estudo ao campo de batalha de Gettysburg, Laura tirou esta 
fotografia sem que na altura pudesse aperceber-se de algo de estranho.
Numa zona de conhecida actividade paranormal, Laura analisou todas as fotografias que tirou nesse dia. 
Uma
das fotografias mostrou algo mais que um campo de batalha, mostrou 
tambem o suposto fantasma de um soldado que combateu na guerra civil em 
1863. 

Este vídeo mostra imagens do que seriam fantasmas de soldados mortos na Batalha de Gettysburg, esta luta ocorreu na cidade de Gettysburg, na Pensilvânia, Estados Unidos em 1863 e foi uma das mais sangrentas e com maior número de mortos da história do País.

As imagens estão em grande definição e nos deixam intrigados sobre a sua veracidade. Seriam fantasmas reais? O próprio lugar onde foi gravado esta vídeo já é muito assustador. Vejam e tirem suas próprias conclusões...



Deixe a sua opinão:
Continua na 2ª Parte

0 Comentários