Igreja Anglicana votará sobre a ordenação de mulheres bispos

Boa parte do clérigo aceita a nova legislação que se for aprovada ainda terá que ter o apoio da rainha Elizabeth.
Igreja Anglicana votará sobre a ordenação de mulheres bispos

A Igreja Anglicana iniciou nesta segunda-feira (19) a votação que irá definir se a denominação vai aceitar mulheres como bispos. Essa polêmica já dura cerca de 20 anos desde quando as mulheres passaram a ser aceitas como pastoras na igreja da Inglaterra.
O Sínodo está acontecendo na Church House, que fica próximo ao Westminster Abbey, no Centro de Londres, onde estão reunidos bispos, clérigos e leigos.
É desses religiosos que partirá a decisão de aceitar ou não que as mulheres pastoras sejam ordenadas como bispos. Lembrando que o termo “bispa” não existe.
A aprovação da lei que permite a inclusão de mulheres no quadro de bispos da Igreja Anglicana recebe apoio de uma quantidade significativa de líderes, entre eles Rowan Williams, arcebispo de Canterbury e líder espiritual da denominação.
Cerca de mil membros da igreja, incluindo bispos e clérigos seniores, assinaram uma carta ao jornal The Independent pedindo ao Sínodo para votar a favor das mulheres bispos.
Enquanto isso, 325 clérigos assinaram uma carta e enviaram ao The Times se opondo a mudança, dizendo que se for aprovada a lei de ordenação de mulheres bispos “levará irrevogavelmente a fraturas profundas” na Igreja.
Serão três dias de reunião para poder definir sobre este assunto e se for aprovada, a legislação precisará seguir para o parlamento inglês e então ser assinada pela rainha Elizabeth II. As primeiras mulheres bispos serão ordenadas só em 2014.
Na África Austral a Igreja Anglicana já aceita mulheres bispos, a primeira a ser reconhecida como tal foi Ellinah Wamukoya, que no sábado (17) recebeu o novo cargo na capital da Suazilândia, Manzini, diante de 3 mil fiéis. As informações são do portal Terra.

0 Comentários