Tabuleiro Ouija ajuda psicólogos a sondar o subconsciente


Amado por espiritas e adolescentes entediados que procuram diversão, o tabuleiro Ouija tem sido uma fonte de mistério, entretenimento e estranheza. Agora ele poderá lançar uma luz sobre os segredos do subconsciente.

Psicólogos estão usando as tábuas Ouija para explorar a forma como nos comunicamos com a nossa mente subconsciente. 

Tida como uma ferramenta que permite a comunicação com os espíritos, as tábuas Ouija consistem num ponteiro móvel e uma prancheta em que estão impressas todas as letras do alfabeto, juntamente com algumas palavras e frases simples. 

Enquanto alguns acreditam que a prancheta funciona sob a influência de espíritos para soletrar uma mensagem, na verdade, todas as evidências apontam que ela é realmente o nosso subconsciente criando esse movimento através de pequenos movimentos musculares inconscientes. 

É por isso que o tabuleiro Ouija tem atraído a atenção de psicólogos da Universidade da British Columbia, no Canadá que estudam o subconsciente humano. Ao examinar os movimentos produzidos por voluntários numa série de experiências, os investigadores foram capazes de ganhar novos conhecimentos sobre o funcionamento da mente subconsciente.

A técnica funcionou, com pelo menos 21 dos 27 voluntários testados, relata Hélene Gauchou da Associação para o Estudo Científico da Consciência em Brighton, Reino Unido. 

"O ponteiro não se moveu aleatoriamente à volta da placa, ele se moveu para o sim ou não. Ele parecia se mover quase que magicamente. Nenhum deles se sentiu responsável pelo movimento..." Na verdade, alguns suspeitaram que seu parceiro era realmente um ator - eles pensaram que o ator deliberadamente movia o ponteiro, sem suspeitarem que eles próprios eram os únicos a tocá-lo.

fonte: New Scientist

0 Comentários