Codex Gigas: Bíblia do Diabo ou apenas um livro velho?




Um desenho demoníaco foi encontrado num misterioso artefacto religioso, tomado como despojo de guerra mais de quinhentos anos atrás.

Pelo valor de face, a história do Codex Gigas soa como um verdadeiro roteiro de Indiana Jones, mas por trás do brilho de mentiras e questões ingénuas, o que exatamente é este artefacto?

Será que um monge do mal teria feito um pacto com o diabo, como muitos acreditam? Ou foi apenas o trabalho de alguém querendo fazer “jogos mentais” com os leitores?






Vamos descobrir o que fez o Codex Gigas tão misterioso e o que de verdade tem por trás de sua procedência.

A imagem de capa é do Codex Gigas, abrindo as portas de maior interesse na Biblioteca Nacional de Suécia.

O que é um códice? 

Um códice é uma espécie de conjunto de páginas encadernadas, com um “toque sangrento”, que substitui os pergaminhos.

Codex é muitas vezes traduzido do inglês como “código”, que pode ser parte da razão de um significado um pouco mais misterioso que os códices em geral.








No sentido académico, um códice simplesmente refere-se a um livro escrito à mão, muitas vezes contendo ilustrações nas margens dos textos ou separados dele. 

Por dentro do Codex Gigas

Dentro do códice, existe uma mistura de histórias bíblicas com histórias contemporâneas, um alfabeto comparativo, textos médicos, calendários e um toque de magia.

Os escritos são separados numa ordem incomum, com números colocados no meio dos textos “religiosos”, incluindo o histórico de Flavius Josephus e uma história da região Boémica, com alguns relatos do primeiro povo judeu.

Gigas em Latin significa gigante, portanto, a tradução de Codex Gigas é “livro gigante”. Codex é um nome derivado de um texto de volume único sobre sobreviventes religiosos monges do século XIII.

O códice é pensado ser escrito num mosteiro beneditino de Podlažice na moderna República Checa (chamado na época de Bohemia), mas o codex ganhou despojo e notoriedade através dos suecos no Exército após a Guerra dos Trinta Anos.

Cada uma de suas páginas é manuscrita, provavelmente por um único escriba que o fez por toda a sua vida.

O codex é bastante grande, com cerca de 3 metros de largura estando aberto e estima-se que faltem apenas 10 páginas que foram arrancadas em algum momento do passado. Estudiosos acreditam que as páginas arrancadas continham algum tipo de regra sobre o mosteiro.

Seria este livro escrito por Satanás? 

Segundo os contos, o livro foi escrito em apenas uma noite por um monge após ter quebrado algumas regras do mosteiro, sendo condenado à morte lenta, emparedado numa sala de tijolos.

Durante a noite, antes de sua sentença ser executada, o monge teria decidido escrever seu último trabalho: um livro mal escrito usando peles de animais.

Percebendo que não conseguiria terminar o livro devido à prisão, ele teria então feito um pacto faustiano com Lúcifer à meia-noite para terminar o livro, com o diabo assinando um documento numa folha na página 290.

O canal de TV National Geographic calculou recentemente que uma pessoa levaria cerca de 5 anos consecutivos, 24h, para recriar o conteúdo do Codex Gigas, se não fizesse nenhum desenho, apenas escrevendo.

Uma obra deste calibre, provavelmente teria sido finalizada após 30 anos de constantes organizações e escritas. A realidade contradiz a sabedoria.

Detalhes diabólicos? 

Depois da página que exemplifica a imagem do diabo, existem citações para afastar os maus espíritos e doenças.

Nestas páginas encontram-se conjurações e duas magias, provavelmente concebidas como proteção contra o diabo e não uma invocação, devido à sua justaposição com a página anterior.

Uma eliminação intencional, com supostas conexões místicas, é a imagem demoníaca da Cidade Celestial colocada antes do demónio e dos feitiços.

A falta de conteúdo adicional faz parecer que a imagem do diabo está presente apenas como um símbolo e não como um objeto de decoração.

Onde está o Codex Gigas hoje? 

Cada página do Codex Gigas está disponível em imagens de scanner pela internet e o códice original está alojado na Biblioteca Nacional da Suéca.

O códice não é exibido ao público pelo grande temor da biblioteca sobre algum dano nas páginas,  procurando preservar a obra ao máximo.

Atribuições finais

As pessoas que gostariam que o livro fosse realmente algo demoníaco, talvez tenham uma grande decepção.

O códice não parece ser um trabalho do diabo ou de nenhum adorador do demónio. O livro parece ser uma representação legítima da Vulgata Latina, com alguns textos úteis e adicionais.

Este livro dá uma fascinante visão sobre um mundo onde uma pessoa estava sentada à mesa, cumprindo uma penitência e explorando seus pensamentos.

As letras são colocadas com muita delicadeza, linha por linha, trazendo fascínio para os estudiosos.


1 Comentários

  1. poxa seria um ótimo livro de cabeceira , seria um privilégio poder ler...

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...