Nigéria: Moradores apreensivos com fantasmas



Alguns moradores de IJU-Ishaga, um subúrbio de Lagos, onde um avião da companhia aérea Dana chocou contra prédios em 3 de junho de 2012, reagiram negativamente a proposta do governo para o sepultamento coletivo de vítimas não identificadas na área.

Sua apreensão é baseada na crença da existência de fantasmas, informou a Agência de Notícias da Nigéria (NAN).

Idayatu Ali, uma desempregada de 24 anos, que vive perto do local do acidente, disse que era supersticiosa e não gostaria que as vítimas fossem enterradas no local, "por medo de fantasmas".

Segundo ela, os seres humanos não são cabras, e quando morrem prematuramente, especialmente de morte violenta, os seus fantasmas assombram a cena por um tempo.

"Isso não é superstição; testemunhei a morte de um jovem num acidente e seu fantasma continuou a chorar na cena por dias até que um sacrifício fosse realizado".

"Por favor, diga-lhes para não enterrar as vítimas aqui, ou então muitos moradores serão forçados a se mudar para outra área", implorou ela. 

Há uma forte suspeita de que um dos motivos da oposição à ideia de sepultamento coletivo é a crença tradicional de que, se os mortos não são devidamente enterrados com todos os rituais e ritos, seus espíritos podem ficar vagando e procurando vingança contra os vivos.

No entanto, Jude Agwu, um motoboy, disse que ele e alguns colegas poderiam facilmente oferecer sacrifícios para Ogum (o deus iorubá do ferro) numa tentativa de se livrar de qualquer ameaça fantasma.

Iyiola Akande, Coordenador da Zonal Sul-Oeste, da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA), disse que nenhuma decisão havia sido tomada sobre onde enterrar as vítimas.

Ele, no entanto acredita, que os corpos identificáveis ​​devem ser libertados para o enterro, enquanto os gravemente queimados terão um enterro coletivo, provavelmente longe da cena.

"Esta é uma área densamente povoada e erigir um memorial aqui pode não ser interessante para a psique dos moradores".

"Isso não tem nada a ver com o mito sobre fantasmas", disse Akande no local do acidente.

fonte: The Nation

0 Comentários