Monstros japoneses


Bom, já sabemos da fama dos japoneses pra coisas bizarras. Mas tem uma coisa muito boa nisso tudo. Os monstros japoneses. Entre fantasmas e etc, há muita história interessante.


Nekomata


Um Bakeneko (化け猫? "Gato monstro") é, no Folclore Japonês, um gato com habilidades sobrenaturais parecidas com as de uma Kitsune ou de um Tanuki. 

Um gato pode virar um Bakeneko de várias maneiras: Atingindo uma certa idade; Sendo mantindo preso por um certo número de anos; Crescendo até um certo tamanho; Tendo uma cauda muito grande. No último caso, a cauda se divide em duas e o Bakeneko é então chamado de nekomata (猫又? ,猫叉, ou 猫股 "Gato dividido") e tendo os seus poderes incrivelmente ampliados. 

Essa superstição pode ter algum relacionamento com o cruzamento de Bobtail Japonês, pois se diz que a maneira mais facil de evitar que um gato se transforme num nekomata é cortanto o seu rabo antes que seja tarde demais.

Um Bakeneko vai assombrar qualquer casa na qual ele for mantido, e sendo um Youkai, ele demonstra varios poderes mágicos criando bolas de fogo fantasmagóricas, causando pesadelos, andando sobre duas pernas, e mudando sua forma na de um humano, e até devorando seu próprio dono para tomar seu lugar, embora eles tambem sejam capazes de assumir outras formas como uma segunda lua no céu. 

Ele também representa um perigo se entrar numa sala onde haja um cadáver, pois acredita-se que ele reanimar o corpo se saltar sobre este, e há mitos que fale de bakenekos capazes de conjurar tempestades. Quando finalmente morto, seu corpo pode ter até 1,50 metros de comprimento.


Kappa


É um espírito anfíbio do folclore japonês. Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos. Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco, costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra.


Jorogumo


Uma lenda do período Edo contam que uma bela mulher querendo seduzir um homem num barraco, começou a tocar um Biwa, um tipo de alaúde japonês. Enquanto o homem teve sua atenção desviada pelo som do instrumento, ela se ligou à sua vítima confiante, com fios de seda de aranha, a fim de devorálo, como sua próxima refeição. 

De acordo com a lenda, quando uma aranha faz 400 anos, ela ganha poderes mágicos. Em muitas dessas histórias, Jorōgumo muda sua aparência numa bela mulher para pedir a um samurai para se casar com ela, ou assume a forma de uma jovem mulher carregando um bebé (que pode vir a ser a ooteca da aranha) 


Rokurokubi 


Rokurokubi (ろくろ首 rokuro-kubi) é um youkai japonês. Durante o dia eles tem uma aparência humana, mas durante a noite eles ganham a habilidade de esticar o pescoço, alcançando uma grande altura. Eles também podem mudar a face para uma face de oni para espantar os mortais mais facilmente. 

Lafcádio Hearn comete um erro no seu livro Kwaidan: Stories and Studies of Strange Things, e confunde essas criaturas com Nukekubi. Durante o dia, os rokurokubi aproveitam a forma humana para viver sem ser notado pelos humanos. 

Vários rokurokubi costumam a viver na sociedade mortal, criam planos e escondem suas formas demoníacas. Eles são metamorfos por natureza, e geralmente não resistem e espiam a vida dos humanos. Algumas vezes os rokurokubi revelam sua forma verdadeira para os alcólatras, bobos da corte, pessoas dormindo, ou cegos. 

Alguns aumentam seus pescoços enquanto dormem como uma ação involuntária. Em algumas lendas, rokurokubi são pessoas normais que foram transformadas pelo karma ou por quebrarem vários conceitos budistas. Em outros contos os rokurokubi comem pessoas e bebem sangue humano. Tanuki as vezes imitam rokurokubi quando estão pregando peças nas pessoas. 


Tenjou Sagari 


Outro tipo de ser celestial que, como mostra na figura, age contra os humanos durante a noite, dependurando- se no teto das casas e atacando aqueles que estão dormindo... TENJOU significa "teto" e SAGARI significa "que sobe, que se pendura"; 


Baku 


Baku-youkai (獏 ou 貘?) é um youkai japonês originalmente da China. É normalmente descrita como uma criatura atarracada, com tromba, semelhante à anta, animal com o mesmo nome em japonês. Também é descrito como um animal quimérico. 

A descrição mais comum hoje em dia mostra um animal com corpo de urso, patas de tigre, tromba de elefante, cauda de boi e olhos de rinoceronte, mas existem outras descrições como uma da China antiga que o transforma num animal semelhante a um bode com nove caudas, quatro orelhas e olhos em suas costas. 

O Baku é uma fera benévola e na China acredita-se que possa repelir o mal, mas ela tornou-se mais conhecida por sua habilidade de devorar os pesadelos das pessoas e a má sorte que os acompanha. Pessoas que acordam após um pesadelo podem pedir a ajuda do Baku, repetindo três vezes: "Dou o meu sonho para o Baku comer", ou uma frase parecida. 

A imagem da criatura, quando colocada em ornamentos nas camas, é considerada benéfica e eram pintadas com tinta dourada nos travesseiros da nobreza. Também se considera que o Baku seja capaz de devorar maus espíritos causadores de pragas e doenças, e dormir sobre a pele de um manteria as doenças e a falta de sorte distantes.

fonte: Medo B

0 Comentários