Padre extorquido por prostitutas já não dá missa


Viana do Castelo: Depois de escândalo

A pequena localidade de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, conheceu ontem o padre Alfredo de Sousa, de 44 anos, que exercia como reitor do seminário diocesano e substituiu Alípio Lima – o pároco que durante cinco meses foi chantageado e extorquido por pelo menos uma prostituta.

Ao que o CM apurou, o padre Alípio pediu ao bispo de Viana, D. Anacleto Oliveira, para que fossem interrompidos os seus serviços pastorais até que o caso fique esclarecido, tendo o pedido sido aceite. A população continua a defender o padre Alípio. Há até quem queira organizar uma manifestação de apoio ao sacerdote. "É uma pessoa impecável. Ninguém tem queixa. O que ele faz na vida privada é com ele, e ninguém se deve intrometer", contou ao CM um homem natural daquela vila mas que não se quis identificar – como, aliás, todos os populares contactados pelo nosso jornal.
O padre Alfredo, que irá celebrar todas as missas da próxima semana, disse na homilia que "o padre Alípio vai tirar umas folgas para descansar". No final da eucaristia, em declarações ao CM, desvalorizou a situação. "O senhor padre foi para casa pensar e afastar-se de todo o mal que lhe têm feito. Ele pode contar com toda a comunidade de Vila Nova de Anha e da Igreja Católica. Nunca estará sozinho".
Recorde-se que o pároco Alípio Lima apresentou uma queixa na GNR no final do ano passado. Às autoridades relatou o pesadelo que viveu durante cinco meses – uma conhecida da prostituta com quem mantinha relações sexuais ameaçou revelar fotografias comprometedoras se não recebesse dinheiro.
ENCONTRO A DOIS JÁ AMANHÃ
O padre Alípio da Silva Lima vai amanhã dar conta da sua versão dos acontecimentos ao bispo de Viana do Castelo. O encontro, cuja hora e local não serão divulgados, vai ser a dois: o pároco de Vila Nova de Anha e D. Anacleto Oliveira. Ao que o CM apurou, o bispo não deverá pronunciar-se publicamente sobre o caso nos próximos dias, já que pretende, antes de fazer qualquer comentário, ter em sua posse todos os elementos. Não é de excluir a possibilidade de reuniões do prelado com alguns paroquianos, no sentido de aferir qual o sentimento da paróquia em relação ao sacerdote. Para já, D. Anacleto Oliveira exclui qualquer decisão "extemporânea ou a quente sobre matéria tão delicada". A conversa de amanhã entre o sacerdote e o bispo será determinante no desenrolar do caso.
Apesar do apoio da população, o padre Alípio Lima não vai celebrar missa durante a semana

Fonte: Correio da Manhã

0 Comentários