Cardeal revela conspiração para matar papa Bento XVI


cardeal colombiano Dario Castrillón Hoyos entregou ao papa Bento XVI um documento sobre uma alegada conspiração para matar o santo padre dentro de 12 meses, noticiou, esta sexta-feira, o jornal italiano "Il Fatto Quotidiano".


Primeira página do jornal "Il Fatto Quotidiano", com a basílica de S. Pedro, no Vaticano, em segundo plano

O jornal, especializado em jornalismo político e de investigação, afirmou que Castrillón entregou na Secretaria de Estado do Vaticano um documento, escrito em alemão, para Bento XVI no qual o informava sobre o que lhe tinha dito o cardeal e arcebispo de Palermo, Paolo Romeo, durante algumas conversas na China em Novembro último.

"Vaticano, intrigas e venenos. O papa morrerá dentro de 12 meses", destacou o jornal na primeira página. Nas páginas interiores apresenta-se a tradução de toda a mensagem.

Neste documento, que é considerado "estritamente confidencial", são citadas declarações "de uma pessoa bem informada" sobre as conversas mantidas durante uma viagem do cardeal à China em Novembro último.

"Seguro de si mesmo, como se o soubesse com precisão, o cardeal Romeo anunciou que só restam 12 meses de vida ao papa", de acordo com a tradução do documento.

O porta-voz da sala de imprensa do Vaticano, o padre jesuíta Federico Lombardi, questionado pelo diário afirmou que a informação estava "tão fora da realidade e tão pouco séria que não se podia tomar em consideração".

"Parece-me inacreditável e não quero comentar", adiantou Lombardi, referiu o jornal.

fonte: JN

0 Comentários