As Meninas Que Viam Fadas!

Eis uma história interessante: em Julho de 1917, duas meninas, chamadas Frances e Elsie, que viviam em Cottingley, Inglaterra, clamaram terem conseguido tirar fotografias de fadas verdadeiras, no jardim de casa. A princípio, o pai das meninas não quis acreditar, mas ao ver as fotografias, ficou impressionado. Até o famoso Arthur Conan Doyle, criador das histórias do não menos famoso Sherlock Holmes, acreditou piamente nestas meninas, divulgando as fotografias e confirmando que eram verdadeiras. 
As imagens das meninas de Cottingley correram o mundo e muitos crentes passaram a visitar a vila regurlamente, na esperança de conseguir ver as pequenas fadas. Desde essa altura se fizeram testes nas fotografias, de modo a verificar se eram realmente verdadeiras ou se se tratavam de imagens falsas, mas os resultados eram sempre inconclusivos. Além disso, as meninas Frances e Elsie, que entretanto cresceram, mas continuaram a aparecer em várias fotografias, na companhia das suas fadas amigas, sempre confirmaram a veracidade das suas histórias, inclusive em cartas que escreviam às amigas. Portanto, aqui estava uma descoberta fantástica. As fadas existiam e deixavam-se fotografar pelas meninas de Cottingley! 


Quando as primeiras revistas da altura começaram a divulgar esta história, rapidamente esgotaram nas bancas, e embora a maior parte das pessoas elogiasse Arthur Conan Doyle por esta descoberta, alguns ridicularizaram-no e chegaram a questionar a sua sanidade mental. 


No entanto, o público em geral pedia para ver mais fotografias e Conan Doyle respondeu aos pedidos. Durante anos foram aparecendo várias fotografias das moças de Cottingley com as fadas. Mas tempos mais tarde, quando outros fotógrafos chegaram à vila inglesa, tentando dismistificar as notícias, provou-se que as imagens tiradas pelas raparigas eram falsas e que, de facto, as fadas não existiam. Porém, apesar de Frances e Elsie terem admitido que as fotografias tinham sido falsificadas, sempre disseram, até falecerem, que as viam e conversavam com elas. 


A reputação de Conan Doyle ficou manchada até ao dia da sua morte, mas ele nunca, nunca deixou de acreditar nas fadas!

0 Comentários